Notícias

João Paulo Falcão e Silva - Sempre Presente
 

“Deve dar tempo ao seu semelhante tendo como recompensa maior o privilégio de fazê-lo”

 

 

Caros Colegas

 

Digam-nos o que vos dizer que não saibam?

Por isso…somos apenas a avivar as nossas memórias.

 

O Dr. João Paulo Falcão e Silva completou no passado dia 11.05.06, vinte e oito anos de exercício da advocacia, vinte e cinco dos quais dando o seu contributo à Ordem dos Advogados, sendo inicialmente vogal da Delegação de Santiago do Cacém e, no corrente mandato dos órgãos da OA, Presidente da Delegação e do Agrupamento de Santiago do Cacém e Vice-Presidente do Conselho Distrital de Évora.

            A Delegação de Santiago do Cacém, particularmente, é a demonstração da sua dedicação e trabalho: a actual Delegação foi pensada por si e corporizou-se com instalações próprias e com a dinâmica resultante dos seus esforços e sabemos nós que, acima de tudo, a Ordem dos Advogados era para o Dr. João Paulo antes do mais a Delegação de Santiago do Cacém.

Depois abraçou a causa dos Agrupamentos e meteu-se à estrada divulgando a sua importância e tocou a reunir aos Colegas pois era mais uma forma de fazer mais e mais e que bem o sabia fazer. Desdobrava-se em iniciativas, muitas das quais tinha a paternidade – nós, vogais da Delegação e demais Colegas, acompanhávamos os seus passos, ajudando a formar, divulgar e levar à prática as suas ideias e projectos.

            O Dr. João Paulo desde o início da sua carreira profissional granjeou o respeito, a admiração e amizade dos Colegas pela forma e carinho como a todos, sem distinção, tratava.

A sua formação e princípios cristãos acompanharam-no em cada gesto, cada acto enquanto cidadão e Advogado e, por onde passou todos se recordam dele. A cidade de Santiago do Cacém, muito particularmente, deixou de poder contar com o cidadão empenhado nas causas cristãs, humanitárias e sociais e sempre deixando em cada uma delas um esteio, um exemplo para todos e que pode ser seguido, assim existam homens e mulheres de boa vontade.

Ao longo da sua vida profissional o Dr. João Paulo acompanhou diversas gerações de Advogados e, em quase todas elas, deixou estagiários e Amigos mas todos os Colegas, sem excepção, sabiam que estava pronto a dar o seu estímulo, esclarecimento e aquela palavra dita adequadamente. Por diversas vezes, ao aperceber-se que um Colega acabara de entrar num Tribunal, o levava consigo e mostrava, passo a passo, o que fazer com aquele requerimento ou acção e tudo de forma simples como se afinal tal atitude fosse um dever do Colega mais velho e não um ensinamento. Factos como este fizeram-no “ganhar” o tratamento de Mestre.

Na defesa dos interesses dos seus clientes ninguém poderá dizer que alguma vez tenha ultrapassado os limites do estritamente necessário para fazer vingar a sua posição mas sempre, sempre, de forma educada. Em momento algum afrontou desnecessariamente um Colega ou mesmo um cliente da parte contrária para ganhar a acção ou obter a absolvição pois que a sua formação e educação não lho permitiam.

 

Recordam-se Colegas da sua alegria constante em ver atingido um objectivo, em ver os Colegas juntos?

Este é o nosso Dr. João Paulo Falcão e Silva que já levou Colegas a disponibilizarem-se para que, em conjunto, possamos tentar continuar a sua obra e saibam caros Colegas que só sendo muitos e com dedicação poderemos pelo menos tentar fazê-lo não por obrigação ou dever mas por agradecimento e…tentar é o que importa sem qualquer recompensa a não ser o privilégio de o fazer.

Estamos orgulhosos da herança do Dr. João Paulo e poderemos sempre revê-lo em quem já lhe segue os passos, o nosso Colega Dr. Tiago Falcão e Silva.

 

A Delegação de Santiago do Cacém, expressando o seu pesar e o dos Colegas da Comarca, comungando profundo sentimento, apresenta à Família do Dr. João Paulo Falcão e Silva sentidas condolências.

 

 

                                               Até sempre Companheiro, Amigo e Mestre

ver mais



Topo