Linhas Tortas

Linhas Tortas - nº 3
 

Direcção: Ana Margarida Meira . Teresa de Sousa Raposo . Colaboração: Ana Valgode . Bimensal . Nº. 3 . Julho de 2011


EDITORIAL


Caríssimos Colegas:

Como todos devem ter reparado, esta edição do Linhas Tortas é lançada com algum pequeno atraso. Tal ficou a dever-se essencialmente a vários problemas técnicos com os nossos servidores de e-mail, mas também à época de férias judiciais, o que levou a que a nossa Direcção não conseguisse reunir atempadamente todos os elementos necessários para concretização do Boletim.  Pelo facto, apresentamos desde já as nossas desculpas.

Ver mais.


ARTIGO DE OPINIÃO


Nesta edição agradecemos a pronta e simpática colaboração do Dr. Pedro Marinho Falcão, Professor Auxiliar do Departamento de Direito da Universidade Portucalense Ex-Presidente da Comissão Nacional de Estágio e Formação da Ordem dos Advogados que, assinando a rubrica “Artigo de Opinião”, nos transmite a sua convicção pessoal baseada numa segura experiência docente, onde reflecte acerca dos principais efeitos do Processo de Bolonha no novo ensino e prática da Advocacia.
Ver mais.


 

ACORDÃO AGENDA ESPAÇO LÚDICO

Neste nº3 destacamos o Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 06 de Julho de 2011, que considerou materialmente inconstitucional, por violação do n.º 3 do artigo 103° da CRP, o artigo 5º, n.º 1, da Lei n.º 64/2008, de 5 de Dezembro, na parte em que atribui eficácia retroactiva à redacção conferida por aquela mesma lei ao n.º 3 do artigo 81º do Código do IRC, na medida em que se aplica a factos integralmente ocorridos antes da sua entrada em vigor. Ver mais.

 

No próximo dia 29 de Setembro, pelas 10,00h, nas instalações do Conselho Distrital, no Edifício Mapfre, sito na R. Gonçalo Cristóvão, 347 – R/C – Fr. B – PORTO, realiza-se a Assembleia Distrital do Porto da Ordem dos Advogados que se destina à Discussão e aprovação dos orçamentos do Conselho Distrital e do Conselho de Deontologia.

Ver mais.

 

 

 

Um homem estava a ser julgado por homicídio e havia fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não tinha aparecido. Quase no final das alegações, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:

Ver mais.

 

 

 

 

 


CONTACTOS

Escreva Direito no "Linhas Tortas". Qualquer comunicação deverá ser endereçada para linhastortas@cdp.oa.pt
Colabore no gabinete dos jovens advogados! Escreva-nos um e-mail para gab.jovensadvogados@cdp.oa.pt

 

Versão para impressão - clique aqui



Topo