Cultura e Lazer

22-04-2013
Quintas de Direito - "A importância da Contabilidade para os Juristas"
 

No próximo dia 2 de Maio decorre mais uma sessão das "Quintas de Direito", ciclo de tertúlias organizado pelo Conselho Distrital do Porto e pela Livraria Almedina do Arrábida Shopping.

 

 

Esta sessão terá lugar pelas 21h30m e terá como tema "A importância da Contabilidade para os Juristas".

 

 

A tertúlia terá lugar na Livraria Almedina do Arrábida Shopping e a apresentação da obra está a cargo de Dr. Manuel dos Santos, Presidente da Assembleia-geral da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

 

 

O livro sugerido para mote desta tertúlia é "Manual de Contabilidade para Juristas", de António Gameiro e Nuno Moita da Costa.

 

 

A entrada é livre…

 

 

 

SINOPSE

 

Obra dirigida aos juristas que proporciona conhecimentos que lhes permitam interpretar a contabilidade das sociedades, a fim de tomarem as melhores decisões sobre diversas situações, como, por exemplo, analisar insolvências, falências, o equilíbrio económico-financeiro e a perspetiva fiscal de uma entidade.

A obra pretende ser um auxiliar de todos aqueles que sentindo necessidade de aprofundar os seus conhecimentos práticos da contabilidade em geral, explicando numa linguagem simples e direta os conceitos e as regras da contabilidade das empresas.
Para isso, parte-se de algumas noções básicas de contabilidade, do registo e da análise dos factos patrimoniais, bem como da equação fundamental da contabilidade. Dá-se ênfase à nova normalização contabilística, com relevância para a compreensão
dos conceitos consignados no Sistema de Normalização Contabilística (SNC), e ao relacionamento entre o sistema contabilístico e o sistema fiscal, principalmente no que respeita ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).

Por outro lado, acrescenta de forma sucinta algumas reflexões jurídicas sobre aspetos centrais e complementares de temáticas diretamente relacionadas com a utilização da contabilidade e suas consequências fiscais e penais, aflorando do mesmo modo, conceitos e conteúdos direta e indiretamente relacionadas e conexas.

 

Saiba:
-  como ler as contas de uma empresa;

-  como fazer uma análise económica e financeira;

-  como detetar práticas nocivas;

-  como interpretar conceitos económicos básicos.

 

 

E conheça a relação entre a Contabilidade e o Direito:

-  empresarial: análise da falência;

-  administrativo: contabilidade pública;

-  financeiro: imposto sobre as sociedades, IVA e imposto de renda;

-  penal e corporativo: crimes económicos e crimes cometidos pelas empresas.

 

 

Esta é uma obra de conteúdo altamente prático, com numerosos exemplos e estudo de casos para facilitar a sua compreensão.

 



Topo