Cultura e Lazer

01-11-2013
Quintas de Direito - A Exoneração do Passivo Restante
 

No próximo dia 7 de Novembro decorre mais uma sessão das "Quintas de Direito", ciclo de tertúlias organizado pelo Conselho Distrital do Porto e pela Livraria Almedina do Arrábida Shopping.

 

Esta sessão terá lugar pelas 21h30m e terá como tema: A Exoneração do Passivo Restante”.

 

A tertúlia terá lugar na Livraria Almedina do Arrábida Shopping e o orador será o Exmo. Senhor Dr. José Gonçalves Ferreira, Advogado.

 

O livro sugerido para mote desta tertúlia é "A Exoneração do Passivo Restante", de José Gonçalves Ferreira.

 

A entrada é livre…

 

 

SINOPSE

 

A exoneração do passivo restante, apresentada como uma das grandes inovações do CIRE em 2004, tem, ao longo destes quase dez anos, sido protagonista de intensa discussão jurídica oscilando o argumentário entre o ficar aquém dos objetivos propostos e o ser excessivamente protetora dos devedores.

Certo é que num tempo de profunda crise e em que o número de insolvências pendentes nos tribunais cresceu exponencialmente a exoneração passou a ser utilizada como um recurso comum e quotidiano pelos devedores.

A presente dissertação visa contribuir para a discussão atrás apontada tendo como referencial duas questões magnas: em que condições podem os insolventes aceder a tal instituto jurídico e, não menos importante, se a exoneração se traduz num verdadeiro perdão das dívidas como vários afirmam.



Topo