Cultura e Lazer

30-04-2014
Manhãs de Direito – “O papel do advogado na mediação familiar” – Alteração da Data
 

Pelouro da Cultura

 

"O PAPEL DO ADVOGADO NA MEDIAÇÃO FAMILIAR”

 

No próximo dia 24 de Maio decorre mais uma sessão das "Manhãs Direito", ciclo de tertúlias organizado pelo Conselho Distrital do Porto e pela Livraria Almedina de Braga.

 

Esta sessão terá lugar pelas 10h30m e terá como tema: O papel do advogado na mediação familiar.

 

A tertúlia terá lugar no espaço da Almedina de Braga, sita no Campus da Universidade do Minho, e a oradora será a Exma. Senhora Dra. Rossana Martingo Cruz, Advogada e Docente do Ensino Superior.

 

O livro sugerido para mote desta tertúlia é "Lei de Mediação Comentada” de Dulce Lopes e Afonso Patrão.

 

A entrada é livre…

 

 

SINOPSE

 

A adopção da Lei da Mediação procura responder a um conjunto de desígnios distintos. Por um lado, parece ser intenção do legislador corrigir o surpreendente desequilíbrio até agora existente entre a minuciosa regulação dos sistemas públicos de mediação e o vazio normativo na actividade privada de mediação; por outro, é patente um esforço de promoção deste meio não judicial de resolução de controvérsias, visível em muitas das soluções legalmente consagradas.
O presente comentário, interpretando e explicando o conteúdo das disposições legais e não deixando de apreciar a bondade das suas opções, adopta um ponto de vista jurídico e propõe soluções para alguns dos problemas que a lei deixou em aberto. Reveste, assim, um pendor essencialmente prático, visando auxiliar todos quantos lidem com um procedimento de mediação na aplicação das normas vigentes.

 



Topo