Notícias

"Advogados vão dar consultas grátis" - Agência Financeira, 21/06/07
 

Almada, Amadora, Amora, Barreiro, Benavente, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Queluz, Sacavém, Salvaterra de Magos, Seixal, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. São estas as localidades que vão receber, esta quinta-feira, os 27 gabinetes onde muitas dezenas de advogados estarão disponíveis para prestar qualquer esclarecimento ou informação jurídica gratuitamente.
A 2ª edição do Dia da Consulta Jurídica decorre entre as 09h00 e as 22h00, sem pausa para almoço, estando aberta a qualquer interessado em usufruir de uma consulta jurídica gratuita.
A iniciativa, que merece o Alto Patrocínio do Presidente da República, Cavaco Silva, decorre no âmbito da Semana ADVOGAR pela Cidadania, organizada pelo Conselho Distrital de Lisboa (CDL) da Ordem dos Advogados (OA), avança esta entidade em comunicado.
A 1ª edição do Dia da Consulta Jurídica Gratuita realizou-se a 18 de Maio de 2006 e teve uma forte adesão por parte de advogados. O objectivo foi «proporcionar aos cidadãos o acesso ao direito através de informação e consultas jurídicas, tendo-se registado 1047 consultas jurídicas, a 1054 cidadãos, prestadas por 234 advogados que se disponibilizaram para prestar gratuitamente consultas jurídicas, em 13 comarcas do distrito judicial de Lisboa», esclarece a Ordem dos Advogados.
No âmbito da Semana ADVOGAR pela Cidadania decorreram ainda, na passada semana, os Fóruns de Discussão dedicados a debater a «Cidadania e Participação Cívica», os «Direitos Humanos Fundamentais» e a «Responsabilidade Ambiental», com a participação de dezenas de associações e outras instituições públicas e privadas.
Todos as informações e dados estatísticos sobre esta 2ª edição são comunicados pelo Bastonário da OA, Rogério Alves, e por António Raposo Subtil, presidente do CDL, na sexta-feira, durante a Conferência de Encerramento, que terá lugar no Salão Nobre da OA, às 16:00.


Topo