Arquivo Notícias

Editorial Linhas Tortas - Nº 1
 

Caros colegas,

Cá estamos para mais uma edição do Linhas Tortas, o boletim online do gabinete dos jovens advogados.

Queremos, antes de mais, agradecer os inúmeros e-mails que recebemos de colegas de todas as faixas etárias, não só a parabenizar o gabinete pelo projecto e pela iniciativa, como também a demonstrar interesse e disponibilidade para colaborarem com o gabinete nas suas mais diversas vertentes.

Sem desprimor por todos os demais e-mails que nos foram enviados, permitam-nos destacar um, enviado por um colega de Castro Daire, C.D. Coimbra, que nos presenteou com uma mensagem que entendemos deve ser divulgada a todos os advogados e em particular aos jovens advogados, a qual por isso passamos a citar:

Uma lufada de ar fresco foi o que senti ao saber desta criação.

Quase no fim da minha carreira de Advogado a vossa afirmação é um bálsamo para estes conturbados tempos de crise.

Carreira igual ou parecida a de milhares, com altos e baixos, alimentando sempre a juventude da palavra, a inquietude da injustiça, a oportunidade da acção.

Escrevi com letra grande Advogado porque sempre assim o fiz. É a mais digna das profissões e nenhuma outra se lhe compara. Estar sempre ao lado de quem nos chama.

Mas penso em vós, nos que começam a ouvir esse chamamento e não têm condições de poder estar ao lado dos que de vós precisam. Espero que a nossa Ordem vos ajude mais, muito mais, que vos dê razões para os vossos passos vos engrandecerem em dignidade e possam sempre responder presente à vossa consciência.

Esta nossa profissão é muito mais do que uma profissão é a nossa própria vida.

Ninguém deixa de ser Advogado quando fecha a porta do seu escritório. No café, em casa, com os amigos é sempre o arauto do melhor equilíbrio, a voz inoportuna para os desatentos, a mão protectora dos infelizes, sempre a querer ser mais ou melhor, para além dos limites do efémero e do circunstancial.

Preparava-me para ir almoçar, se calhar por isso esteja a saborear cada letra que, despretensiosamente, aqui vos deixo porque sei que me ouvis e compreendeis.

Tendes a motivação e a força, não sofrestes e ainda bem os dispensáveis revezes que esta vida nos traz. Os mais custosos são os que vêm de quem deveria ter especial obrigação de os não causar. Outras vezes ignoram e esquecem como foi difícil o início, o desamparo de quem apenas na sua própria alma vê escrito a ouro o nosso futuro nome.

Ninguém nos conhece, e se somos conhecidos porque abrimos escritório na terra aonde nascemos, um passado de convivência despreocupada alerta e retrai os que pensam no ditado santos da terra não fazem milagres.

Sei bem quanto vos deve ser difícil contar pelos dedos de uma só mão as vossas primeiras causas. Mas é nessa altura que a alquimia vai de forma silenciosa e invisível operar a maravilha de vos fazer em cada minuto que passa sempre maiores e melhores Advogados.

Um abraço do vosso orgulhoso colega, João Sevivas

E é com esta fabulosa mensagem que vos convidamos a ler o nº 1 do Linhas Tortas, desta feita com a colaboração da Dr.ª Suzana Costa que nos abre um pouco o livro das actividades do Pelouro da Cultura e convida todos os jovens advogados a colaborarem na sua dinamização e a participarem, nomeadamente com novas ideias e iniciativas.

Não poderíamos deixar de prestar o nosso agradecimento público ao Dr. Alberto Saavedra por todo o seu empenho e dedicação à criação deste novo projecto, uma vez que, mesmo sabendo que estava prestes a ausentar-se para o estrangeiro, deu todo o seu apoio a este Gabinete e à realização do Linhas Tortas, tendo sido a sua colaboração fundamental para a produção do mesmo. Por isso, aqui fica o nosso Muito Obrigada!

Ao vosso dispor e sempre com as portas abertas a todos os colegas, deixamos-vos assim com o nº 1 do Linhas Tortas.

Bom trabalho,

A Direcção.


Topo