Arquivo Notícias

Artigo de Opinião Linhas Tortas - Nº 1
 

Fui desafiada pelo Linhas Tortas para escrever umas palavras sobre o papel do pelouro da cultura no Conselho Distrital do Porto. Subvertendo de alguma forma o que me foi pedido, decidi inverter a questão e perguntar o que podem os jovens advogados fazer pela dinamização deste  pelouro.

Antes de mais podem participar. Ou melhor: continuar a participar. Nas primeiras iniciativas dinamizadas por este pelouro apraz-nos registar a adesão dos colegas mais jovens às diferentes propostas apresentadas.

Por um lado, têm sido presença assídua nas Quintas de Direito, ciclo de tertúlias que decorrem na primeira quinta-feira de cada mês, organizadas pelo CDP, pela Almedina e pelas Ideias Concertadas, onde têm sido debatidos temas como os agentes de execução, a organização das sociedades de advogados e a cibercriminalidade.

Por outro lado, inscreveram-se de forma expressiva no primeiro curso de Fotografia Forense, organizado pelo CDP. Este curso foi precedido de um concurso fotográfico dirigido a advogados estagiários e jovens advogados, e teve como vencedoras a dra. Marta Santos Silva e a dra. Joana Durães, que poderão frequentar gratuitamente o referido curso.

O curso de Fotografia Forense é inédito na Ordem, e é o primeiro de vários cursos na área cultural que queremos dinamizar neste triénio, e que passarão pelas belas artes, pela música, pela literatura e pelo cinema, sempre com apelo à adesão dos mais jovens.

Outro foro onde os jovens colegas  podem continuar a marcar presença é o Coral de Santo Ivo, coro do CDP, formado há mais de uma década por um grupo de jovens que frequentava a primeira fase do estágio da Ordem. O Coro celebrou esta semana 14 anos de existência ininterrupta e de ensaios semanais na Cave das Artes, e tem recebido ao longo destes anos muito jovens advogados interessados em conjugar a entrada na profissão com uma actividade cultural no seio da Ordem dos Advogados. Da mesma forma que este grupo emergiu da vontade de um conjunto de jovens advogados, muito nos honraria que outros colegas se organizassem e encontrassem forma de se expressar culturalmente através da Ordem.

Mas a participação dos jovens advogados pode passar também pelas ideias. Através do mail cultura@cdp.oa.pt, ou da página do CDP no facebook através da área de discussões, aceitamos sugestões de cursos, workshops e todo o tipo de actividades na área cultural.

Há, portanto, muito a fazer pelos jovens advogados neste domínio.

Estamos à vossa espera!



Topo