Notícias de imprensa

23-01-2006
Cidade recebe Ordem dos Advogados
 

No dia 10 de Fevereiro a cidade vai ser a capital da advocacia portuguesa. O conselho geral da Ordem dos Advogados reúne, pela primeira vez, fora de uma capital de distrito.

 

No próximo dia 10, a Figueira da Foz será palco da reunião dos 25 membros do conselho geral da Ordem dos Advogados. O encontro privado, vai realizar-se numa sala do Centro de Artes e Espectáculos entre as 14H00 e as 17H30. Após esta reunião à porta fechada, o órgão máximo da OA promove uma sessão aberta a todos os advogados. Neste encontro a decorrer no auditório do Museu Municipal os causídicos "poderão colocar as mais diversas questões", adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS o presidente da delegação da Figueira da Foz da OA Para Nunes da Costa esta "é uma óptima oportunidade para criar uma nova dinâmica na advocacia figueirense". Sublinhando ser a "primeira vez" que uma reunião do conselho geral da OA decorre numa cidade que não uma capital de distrito, o advogado realça a política de "descentralização" e entende tratar-se de uma "prova inequívoca da abertura e proximidade do bastonário para com os advogados".

 

Homenagem ganha relevo nacional

 

Nesse mesmo dia, à noite, no Hotel Mercure vai realizar-se um jantar de homenagem a dois causídicos da cidade que exercem a profissão há mais de 50 anos. São eles, Melo Biscaia e Dias Costa.

A iniciativa da delegação da Figueira da OA, justifica-se por se tratarem de "pessoas que merecem um justo tributo e um reconhecimento público", sublinhou, Nunes da Costa. O presidente da delegação sublinhou ainda o facto de serem "dois bons exemplos da prática forense" pelo que, "através deles, é possível mostrar o que deve ser a advocacia".

Para além das diversas intervenções, o bastonário da OA, Rogério Alves fará uma alocução de fundo sobre uma matéria que diga respeito a esta actividade profissional. Presentes estarão, também, o presidente do conselho de deontologia, António Horta Pinto e o presidente do conselho distrital de Coimbra, Daniel Andrade.

Com as inscrições abertas até ao dia 3 de Fevereiro, a organização não espera menos de 80 pessoas nesta homenagem.

 

Anabela Vaz

Notícia publicada no dia 23/01/2006 no jornal "As Beiras"



Topo