Notícias de imprensa

29-04-2005
GESTÃO - Ordem dos Advogados promove pós-graduação
 

O Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados está a promover uma pós-graduação em gestão destinada a juristas. As candidaturas decorrem até 27 de Maio.

 

A formação pós-graduada e o cruzamento de disciplinas são, cada vez mais, aliados preciosos na formação de ponta necessária a quadros e técnicos superiores nas mais diversas áreas de actividade. Por isso, o Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados avançou para a organização de uma pós-graduação em gestão destinada a juristas, o que está a fazer em parceria com a Escola de Gestão Empresarial e a Universidade Católica.

Ontem, a sede do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados foi palco para a apresentação da pós-graduação, numa iniciativa que contou com a presença dos dois coordenadores da iniciativa, o jurista Seabra de Figueiredo e o presidente do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, Daniel Andrade.

Dirigido a todos os licenciados em Direito interessados em complementar a sua formação de base com uma especialização na área das ciências empresariais, o curso encontra-se especialmente vocacionado e destinado a advogados e advogados estagiários.

De acordo com as informações adiantadas ontem pelos organizadores, a pós-graduação tem como objectivos principais conferir aos licenciados em Direito uma visão integrada do universo económico-empresarial, contribuindo para a formação de juristas e advogados que pretendam prosseguir uma prática do direito orientada para o universo das empresas e dos negócios. Além destes, a iniciativa pretende ainda contribuir para a criação de novas oportunidades profissionais em áreas tradicionalmente vedadas aos juristas.

Isso mesmo foi sublinhado por Rogério Alves, o bastonário da Ordem dos Advogados que, num pequeno texto a abrir a brochura destinada a apresentar a pós-graduação, afirma que, hoje, o bom conselho dos advogados “requer, mais do que nunca, uma ponderação económica, seja quando se exerce actividade regular junto de entidades comerciais, seja quando, tantas e cada vez mais vezes, há que sopesar, na ponderação dos valores em confronto, vertentes do mercado que são também vertentes da vida”.

A integrar vertentes tão diversas como contabilidade, informática, comportamento organizacional, marketing, contabilidade financeira, finanças empresariais ou negociação, a pós-graduação estabelece como condição de admissão a licenciatura em Direito, sendo as candidaturas avaliadas de acordo com a apreciação curricular e a ordem de entrada, o que deverá acontecer na Ordem dos Advogados até 27 de Maio próximo.

Ainda de acordo com a informação ontem disponibilizada, o curso terá uma taxa de candidatura de 125 euros e uma propina de frequência anual de quatro mil euros, sendo que a Universidade Católica Portuguesa dispõe de protocolos com diversas instituições financeiras para financiamento bonificado dos estudos. O curso - a realizar em horário pós–laboral, às sexta–feiras e sábados, e a decorrer de Junho de 2005 a Abril de 2006 - prevê um prémio de mérito, que será atribuído ao formando que obtenha a melhor classificação, correspondendo ao valor integral da propina.

 

Lídia Pereira

Notícia publicada no dia 29/04/2005 no jornal "As Beiras"



Topo