Destaques

 
 

Arquivo

02-02-2015
Informação do IAD – Honorários – Oportunidade do Pedido
 

Face às queixas dos Colegas recepcionadas e referentes ao atraso das validações dos honorários, encetei em nome do IAD, uma série de contactos com os Srs. Secretários e Funcionários dos Tribunais visados, no sentido de os sensibilizar para o cumprimento dos prazos legalmente estabelecidos para a competente validação.


Nos contactos havidos, foi solicitado pelos Srs. Funcionários Judiciais que o IAD alertasse os Advogados inscritos no SADT para o facto de frequentemente ultrapassar vários meses, o período que medeia entre a data do trânsito em julgado e a data em que efectuam o pedido de honorários.


Esta situação tem como consequência uma maior delonga na validação dos honorários, porquanto os Funcionários Judiciais já perderam o contacto com os processos e a memória dos actos praticados, sendo que não raras as vezes esses processos já se encontram no arquivo.


Tal implica que o processo de validação obrigue a uma pesquisa mais atenta e aturada no processo físico para confirmação do número de sessões, verificação da regularidade das nomeações, etc, o que exige uma maior disponibilidade de tempo que conduz a um atraso nas validações.


Por estes motivos, o IAD aconselha os Colegas a efectuarem o pedido de honorários, imediatamente após o trânsito em julgado dos processos.

 

Dolores C. Rodrigues
Vice-Presidente do IAD



Topo