Notícias

09-12-2008
Doar Sangue - Saiba como
 

As reservas de sangue no País estão abaixo do necessário. De acordo com dados do Instituto Português de Sangue, os níveis estão 30% abaixo do nível ideal. O sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.



DOAR SANGUE

Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.

O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.

Todo o processo da dádiva demora em média 30 minutos. Relembramos que não deve dar sangue em jejum. Poderá tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sanduíche e um sumo.

É importante que se faça acompanhar pelo seu Bilhete de Identidade para que os seus dados pessoais sejam preenchidos correctamente e para que, mais tarde, receba o Cartão Nacional de Dador de Sangue.

Será sempre observado por um médico. Esta triagem destina-se a avaliar o seu estado de saúde para que haja a certeza de que não será lesado pelo facto de doar sangue, nem será prejudicado o doente que receber o sangue. É importante que fale abertamente com o médico sobre a sua história clínica e os seus hábitos de vida. Toda a informação fornecida por si é confidencial.

Uma vez aprovado para a dádiva de sangue, irá ser atendido por enfermeiros na sala de colheita. Ser-lhe-ão retirados 450 ml de sangue correspondentes a uma unidade de sangue total.

Por fim, após a colheita de sangue, é servida uma pequena refeição que permite mais alguns minutos de convívio com a equipa que o acompanhou.

(excertos do site do Instituto Português do Sangue – http://www.ipsangue.org)

 


Topo