Notícias

01-06-2009
Dia Mundial da Criança
 


O Dia Mundial da Criança tem origem na década de 20 do século XX: a 23 de Abril de 1920 na Turquia e, mais tarde, na Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, realizada em 1925 em Genebra, Suíça.

O Dia da Criança foi celebrado pela primeira vez a nível mundial em Outubro de 1955, patrocinado pela organização não-governamental IUCW-International Union for Child Welfare. No ano anterior, em 1954, o conceito do Dia Internacional da Criança fora adoptado pela Assembleia Geral da ONU, com o objectivo de encorajar todos os países a instituírem este dia, contribuindo para a troca de conhecimentos entre as crianças, fomentando a compreensão em relação ao outro e promovendo o bem-estar para todas as crianças do mundo.

Embora em Portugal o Dia da Criança seja celebrado a 1 de Junho, pela proximidade ao mês de Maio, um mês associado à Maternidade, internacionalmente o Dia Mundial da Criança é comemorado a 20 de Novembro. A 20 de Novembro de 1959 a Assembleia Geral da ONU adoptou a Declaração dos Direitos das Criança e, no mesmo dia, em 1989 (30 anos depois), 191 Estados ratificaram a Convenção dos Direitos da Criança.

A ONU  reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.” 





Topo