Triénio 2008-2010

10-03-2009
CDL apresenta Clarity, que promove a simplificação da linguagem jurídica
 

Joseph Kimble afirmou “A Clareza é uma Forte Aliada da Precisão". A Clarity, uma associação internacional que promove a linguagem jurídica clara e acessível assim o demonstrou no passado dia 6 de Março, no auditório Angelo d’Almeida Ribeiro. A Dra. Sandra Fisher-Martins, representante da Clarity em Portugal, a Dra. Helena Englund, representante Clarity na Suécia e o presidente do CDL, Dr. Carlos Pinto de Abreu apresentaram esta associação, que tem como objectivo promover a simplificação da linguagem jurídica e administrativa em Portugal, perante uma assistência com mais de três dezenas de pessoas.

Fundada em 1983 por um jurista inglês, a Clarity desenvolve o conceito de “plain language”, ou seja, a utilização de frases curtas e concisas com palavras simples, verbos vigorosos e voz activa com termos técnicos explicados ou ausentes. A associação tem vindo a ganhar cada vez mais peso na revisão linguística e jurídica de textos legais em mais de 50 países e na União Europeia.

Ainda pouco conhecido em Portugal, o conceito de”plain language” começa a interessar a Administração Pública, que investe agora na modernização administrativa. Por outro lado, o direito a compreender democratiza o acesso à informação e combate os níveis altos de iliteracia.

Ainda na apresentação da Clarity, o CDL manifestou o seu firme propósito de apoiar e acompanhar a associação na realização da sua conferência internacional, prevista para 2010 em Lisboa.

Para mais informação sobre a Clarity, consulte aqui.



Topo