17-08-2009Gripe A: CDL toma medidas de prevenção
Conheça quais as medidas e as acções de carácter prático que o Conselho Distrital de Lisboa empreendeu nos últimos tempos, como forma de prevenção da transmissão da Gripe A. Assim, procedeu-se a:
a) Reforço, quanto à qualidade e quantidade, das práticas de limpeza ao nível da manutenção das condições de higiene do refeitório e respectivo equipamento, com incidência na utilização de lixívia;
b) Intensificação, quanto à qualidade e quantidade, das práticas de limpeza ao nível da manutenção das condições de higiene das casas de banho e respectivo equipamento, com incidência na utilização de lixívia;
c) Reforço, quanto à qualidade e quantidade, das práticas de limpeza dos elevadores, nomeadamente, na zona das portas, corrimãos e botões de sinalização dos pisos;
d) Intensificação, quanto à qualidade e quantidade, das práticas de limpeza relativamente a todo o espaço em geral, com incidência nos equipamentos de uso mais frequente, como por exemplo as maçanetas das portas;
e) Afixação do cartaz informativo do Ministério da Saúde sobre a gripe A nas casas de banho e em todos os pisos;
f) Substituição, em todas as casas de banho, do sabonete líquido normal, por um sabonete líquido anti-séptico com propriedades desinfectantes.
g) Distribuição nos postos de trabalho de um frasco de álcool e de uma embalagem de algodão para limpeza do equipamento de trabalho de frequente manuseamento, nomeadamente, secretária, teclado do computador, telefone, etc.
A título complementar e na área do Programa de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho, o Conselho Distrital de Lisboa contactou a empresa que lhe presta assistência - UNIMED - no sentido de disponibilizar informação e formação específicas sobre a gripe A e de intervenção junto das empresas.
No entanto, a resposta obtida foi pouco proactiva, tendo-se, limitado a remeter para os conteúdos do site da Direcção Geral de Saúde.
Ainda, com referência às Recomendações para Instituições e cingindo-nos à realidade do Conselho Distrital de Lisboa, foram alinhadas algumas orientações concretas aos funcionários, alertando-os, no imediato, para a necessidade de serem adoptados e escrupulosamente seguidos todos os comportamentos recomendados, principalmente por quem com mais frequência e intensidade presta informações directamente ao público, isto sobretudo no caso do atendimento geral e nos dos serviços do apoio judiciário e da secção de inscrições.
Ana Dias
Secretária-Geral
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