Triénio 2008-2010

08-04-2010
Quando o Ritmo Predomina no CDL
 


A partir do dia 13 de Abril, por entre a cadência dos quadros do artista plástico Pedro Charters d' Azevedo, o Ritmo Predomina no Conselho Distrital de Lisboa

Lisboeta e autodidacta, Pedro Charters d’Azevedo desenha e pinta regularmente desde 1998. Iniciou a sua actividade pública em 1999 e dedica-se em exclusivo à pintura a desde 2000. Frequentou o Curso de Pintura da “Sociedade de Belas Artes” e, até hoje, realizou dezenas de exposições.

Para o artista “O que determina o que vai ser o objecto de arte a que me dedico é aquele momento em que ponho na tela os primeiros traços de tinta, a imagem, o ambiente ou o motivo que determina o seu desenvolvimento”.

Pedro Charters d’Azevedo ganhou vários prémios de pintura nacionais e internacionais e expôs em Portugal, Brasil, Espanha e Bélgica. Ritmo Predomina é a mais recente exposição de Pedro Charters d' Azevedo e está patente do Átrio da Entrada do Conselho Distrital de Lisboa até 27 de Maio, nos dias úteis, entre as 9h30 -12h30 e as 14h00-21h30.

Segundo Fernando António Baptista Pereira, Especialista em História de Arte e Conservador do Museu da Cidade de Setúbal “P.Charters d'Azevedo situa-se no terreno de uma pintura que faz do jogo entre a figura, as por vezes estridentes manchas de cor e os materiais e colagens, o seu esteio expressivo. Ainda que aqui e além se descortinem elementos figurativos que estabelecem subtilíssimas "pontes" com as evocações textuais, é na desconstrução figural, na exuberância cromática e nas texturas (numa prática salutarmente "selvática") que encontramos os equivalentes picturais dos excessos descritivos, desencadeando no espectador um misto de identificação e de distanciamento operada pela pintura de hoje (na sua liberdade intrínseca).

Não falte: porque o Ritmo Predomina no Conselho Distrital de Lisboa.

 


 

 





Galeria de Imagens


Foram encontradas 4 fotografias.

  • Ritmo predomina 4 
  • Ritmo predomina 3 
  • Ritmo predomina 2 
  • Ritmo predomina 1 

Topo