Triénio 2008-2010

03-05-2010
Dia do Advogado - 19 de Maio - Os Advogados vão às Escolas
 

 

Exmos (as) Colegas,


No âmbito das comemorações do Dia do Advogado – 19 de Maio - o Conselho Distrital de Lisboa propõe-se dar continuidade a uma iniciativa anteriormente realizada pela Ordem dos Advogados, e igualmente praticada noutros países, organizar, com a intervenção de Advogadas e Advogados de boa vontade, fóruns de debate nas escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário subordinados ao tema Direitos e Deveres da Cidadania e o papel do Advogado na Sociedade Portuguesa do Século XXI.


Este projecto mereceu a anuência e o apoio da Direcção Regional de Educação de Lisboa e vale do Tejo, bem como das Direcções das Escolas, que prontamente manifestaram a sua adesão. Felizmente, são muitas as escolas que integram nos seus programas de actividades acções relacionadas com o direito de cidadania, pelo que esta iniciativa tem a virtualidade de os complementar e enriquecer numa perspectiva multidisciplinar.


A iniciativa é extensível a todas as escolas situadas na área geográfica do Conselho Distrital de Lisboa, incluindo quer as da Comarca de Lisboa quer as das restantes Comarcas. As sessões decorrem em simultâneo em todas as escolas no dia 19 de Maio e a hora prevista para o seu início é entre as 10h30 e as 11h00.


Em cada escola, as sessões que são dirigidas a um grupo predefinido de alunos e acompanhadas por um professor da escola responsável pela coordenação da iniciativa, têm uma duração aproximada de 50 a 60 minutos, sendo a primeira parte dedicada à exposição do tema e a segunda ao debate com os alunos.


Num mundo em profunda mudança em que os valores do bem e do mal, do justo e do injusto, são diariamente questionados e colocados em crise, em que os jovens são diariamente confrontados com graves problemas de integração e interacção social, em que o desrespeito pelos direitos humanos é facto comum e em que os mais elementares direitos e deveres de cidadania ou não são conhecidos ou não são respeitados, é convicção do Conselho Distrital de Lisboa que as Advogadas e os Advogados – enquanto, mães e pais, e profissionais com responsabilidade social acrescida - poderão de uma forma simples e informal prestar um válido contributo no desenvolvimento do processo de conhecimento e de esclarecimento dos jovens, e, por esta via, ajudar positivamente na construção de uma verdadeira e real consciência social, educada para uma cultura de direitos humanos.


É, pois, com este simples objectivo que exorto todas e todos os Colegas a participarem nesta iniciativa, cujo sucesso depende da participação de todos. Estou em crer que, esta iniciativa tem a potencialidade de representar uma incursão da Advocacia na Sociedade Civil, com o mérito de significar a importância da mesma no quotidiano dos cidadãos, em especial no dos mais jovens.


Para qualquer esclarecimento adicional, por favor, contactar o Conselho através dos números e 213 129 867 e 210 061 667 e do e-mail cdlisboa@cdl.oa.pt


É com muita expectativa que conto com a participação de todas e de todos os Colegas.

Com a minha estima e cordiais cumprimentos 


Carlos Pinto de Abreu
Presidente do CDL  

 



Topo