Triénio 2011-2013

06-09-2012
Conselho Distrital De Lisboa entrega Cédulas a Novos Advogados
 


O Conselho Distrital de Lisboa realizou hoje a Cerimónia de Juramento e Entrega das Cédulas Profissionais aos Novos Advogados, um evento maior e verdadeiramente iniciático para todos aqueles que agora iniciam a sua vida profissional na Advocacia. 

O anfitrião da cerimónia, o Presidente do Conselho Distrital de Lisboa, Dr. Vasco Marques Correia, entregou as cédulas aos Novos Advogados conjuntamente com o Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. A. Marinho e Pinto, o Presidente do Conselho Superior, Dr. Óscar Ferreira Gomes e o Presidente do Centro de Estágio, Dr. Padrão Branco.

Entre outros convidados institucionais esteve também presente a Sra. Ministra da Justiça, Dra. Paula Teixeira de Cruz, cuja presença marcou e honrou a cerimónia.

Na ocasião, o Dr. Vasco Marques Correia referiu:

“TRATA-SE DE UM MOMENTO VERDADEIRAMENTE INICIÁTICO, DO TRANSPOR DE MAIS UM PATAMAR DA VOSSA REALIZAÇÃO COMO PESSOAS E COMO CIDADÃOS, ATENTAS AS ESPECIAIS RESPONSABILIDADES QUE O ADVOGADO ASSUME NA SOCIEDADE, COMO ELEMENTO ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL NO ACESSO DOS CIDADÃOS À JUSTIÇA E NA REALIZAÇÃO DO ESTADO DE DIREITO, CONSTITUCIONALMENTE CONSAGRADO;”

“DA PARTE DO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA E DO SEU PRESIDENTE TANTO V. EXA, SENHORA MINISTRA DA JUSTIÇA, COMO O SR. BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS PORTUGUESES SABEM QUE PODEM CONTINUAR A CONTAR COM A NOSSA COOPERAÇÃO LEAL E SENTIDO INSTITUCIONAL, PARA BEM DO ESTADO DE DIREITO, PARA A MELHORIA DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE JUSTIÇA, PARA O APERFEIÇOAMENTO DO EDIFÍCIO LEGISLATIVO E, BEM ASSIM (…) PARA A DEFESA DOS INTERESSES DA ADVOCACIA, NO MAIS ESTRITO CUMPRIMENTO DO MANDATO QUE NOS FOI CONFERIDO PELOS NOSSOS COLEGAS ADVOGADOS.”

E

“INSTO (…) OS NOSSOS NOVOS COLEGAS – COM A DETERMINAÇÃO, O VOLUNTARIMO E A SOLIDARIEDADE QUE SÃO PRÓPRIAS E QUE SE ESPERAM DA JUVENTUDE - A EMPENHAREM-SE SERIAMENTE NAS CAUSAS SOCIAIS - NA PROFISSÃO E FORA DELA - E A ASSUMIREM UMA CIDADANIA ACTIVA, PARTICIPANDO NAS INICIATIVAS DA SUA ORDEM E DA SOCIEDADE CIVIL, ORDENADAS À PROSSECUSSÃO DO BEM-COMUM, CONCEITO QUE TANTO TEM ANDADO ARREDADO DAS DIVERSAS PRAXIS, COM AS CONSEQUÊNCIAS QUE SÃO VISÍVEIS PARA TODOS.”
 (Leia o discurso na íntegra)

O Salão Nobre da Ordem dos Advogados foi pequeno para acolher os cerca de 400 convidados presentes, entre eles os 139 novos Advogados que receberam a cédula e prestaram o seu juramento solene.

Pela primeira vez na história recente da Ordem dos Advogados e em Lisboa, o juramento solene, que compromete os Advogados com os princípios fundamentais da Advocacia, foi proferido em ambiente entusiástico e em alto e bom som pelos novos Advogados.

As vozes dos mais de cem novos Advogados ressoavam a solenidade do voto, “com independência, espírito de serviço, coragem e dignidade, comprometendo-se a serem servidores da humanidade, da justiça, do direito e da lei e a cumprirem escrupulosamente os deveres fundamentais, legais e deontológicos, da profissão.

A cerimónia contou ainda com diversos momentos musicais, interpretado pelo Grupo Coral Misto ADVOCAL, composto por Advogados e Advogados Estagiários inscritos pelo Conselho Distrital de Coimbra.



Topo