Triénio 2011-2013

02-10-2013
“L4-L5 e L5-S1” de Trindade
 

“L4-L5 e L5-S1” de Trindade

Paula Trindade nasceu em Lisboa em 1968 e licenciou-se em Psicologia Clínica e Mediação Familiar. A sua nova exposição, patente na Galeria de Arte do CDL de 9 de Outubro a 1 de Novembro, deriva de um processo criativo que estabelece diversas relações entre a cura/doença, entre as possibilidades/dificuldades, entre o desejo/real, entre a vida/morte através da experiência pessoal da artista.

A exposição pode ser visitada todos os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h00. A inauguração realiza-se a 9 de Outubro às 19h00.

A arte alimenta a mente e o acesso à mesma deveria ser universal. Todavia, isso só acontece quando a arte “sai à rua”, isto é, quando presente e patente em locais públicos onde possa ser fruída e apreciada pelo público em geral e generalista. Sem “pré”conceitos elitistas e estilísticos.

Neste sentido, e com vista a concretizar este ideal, procuro expor o meu trabalho em espaços e/ou locais que não pertençam a quaisquer circuitos comerciais de arte e, consequentemente, onde os mesmos possam ser adquiridos a um preço de custo justo.

O que me move na criação é o prazer que a mesma me proporciona enquanto ser humano, o qual é potenciado perante a constatação de que a minha mensagem chega aos outros, ao ponto de a desejarem adquirir para fazer parte da sua vida e habitar a sua casa.

A mensagem que desejo partilhar com todos os que lerem estas palavras é que defendo a vida e a arte para além das fronteiras dos mercados e de todos e quaisquer outros circuitos que a bem da economia permitam ou favoreçam a discriminação da possibilidade de uma criação artística alternativa e, por consequência, a limitação da fruição da mesma, contribuindo dessa forma para o empobrecimento da cultura enquanto valor comercial.

Os trabalhos ora expostos foram concebidos e realizados nos últimos dois anos. São a expressão de um momento particular em que contra a minha vontade me vi forçada a uma imobilização física que potenciou no meu espírito um desejo de mobilidade. Surgem na sequência de uma criação anterior “A cura” (2006), a qual se inclui na presente exposição.

Porque toda a expressão criativa é passível de múltiplas interpretações e leituras e, respeitando desde já o entendimento que cada um de vós possa fazer desta exposição, a minha intenção é partilhar convosco o resultado de um processo criativo que estabelece diversas relações entre a cura/doença, entre as possibilidades/dificuldades, entre o desejo/real, entre a vida/morte…. No fundo, é nas diversas tensões entre dois estados que a arte e a (re)criação são possíveis, só assim a Vida se torna, porque transformada, na antítese do Caos e do Vazio.

Curriculum Vitae:

TRINDADE

Nasceu em Lisboa, em 1968.

Formação Académica:
Psicóloga Clínica e Mediadora Familiar

Formação Artística:
1997 - Curso para Monitores de Expressão Plástica e curso de “Artes Integradas” no C.A.I., da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a orientação do Pintor Eurico Gonçalves.

2004/2005 - Realizou o NÍVEL IV – COMPLEMENTAR/ Atelier (4ºano), sob orientação do Pintor Alexandre Grave, concluindo o “ CURSO DE DESENHO” da Sociedade Nacional de Belas Artes, coordenado pelo Escultor Quintino Sebastião.

2006/2007 - Realizou trabalhos em atelier, sob a supervisão do Pintor Armando Brito (Professor do Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes).

Exposições Colectivas:
1998 – CENA D´ARTE – Mostra de Arte da C.M.L., na Antiga Cadeia das Mónicas.

2003 – LEILÃO DE JOVENS PINTORES - Palácio do Correio Velho.
Exposições Individuais:

2006 - EXPERIÊNCIAS COM CORPOS – S/V CAFÉ no Chiado


 


Topo