2020-2022 - Comunicados Institucionais

03-03-2020
Comunicado do Presidente do Conselho Regional de Lisboa | 3 de março 2020
 

 


Consulte o discurso e o vídeo da tomada de posse de João Massano como presidente do Conselho Regional de Lisboa na cerimónia de tomada de posse de 27.01.2020

 

Caras e Caros Colegas,

Assumi a liderança do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados com uma missão clara: lutar por uma cada vez maior dignificação da nossa classe. Uma tarefa árdua que passa, primeiro, por promover uma maior união dos advogados, para que, em conjunto, possamos combater os mitos existentes em torno da nossa profissão, os constantes ataques de que somos alvo e as iniciativas legislativas que tendem a esvaziar as nossas competências, abrindo a porta à realização de atos até aqui próprios dos advogados e que passarão a ser praticados por pessoas menos capacitadas, num claro prejuízo para os cidadãos e para as empresas.

Vai ser um mandato com várias frentes de batalha e nas quais precisamos de estar unidos para conseguirmos vencer. Estas são apenas algumas:

  • Desjudicialização;
  • Entrada das consultoras no nosso território, com as consequências que todos já vimos, por exemplo, aqui ao lado, em Espanha: a morte dos escritórios de pequena e média dimensão;
  • Procuradoria ilícita;
  • Formação. Vamos continuar a oferecer aos advogados e às advogadas ferramentas para conseguirem prestar um serviço cada vez melhor e mais adequado aos cidadãos e às empresas.


Temos o compromisso de trabalhar para todos (as) e a esperança de poder contar com todos (as) na concretização destes objetivos, com um claro e inequívoco benefício comum. É tempo de colocar de lado as diferenças e de nos batermos, em conjunto, contra os ataques ferozes que ameaçam a nossa classe e que podem transformar de forma radical a forma como trabalhamos, como prestamos o nosso serviço à sociedade e como nos enquadramos na estrutura socioeconómica.

Lisboa, 3 de março de 2020

O Colega ao dispor,

João Massano
Presidente do Conselho Regional de Lisboa




Topo