Formação

Citius - Assinatura de peças processuais.
 

Estão a existir algumas dificuldades relacionadas com a utilização dos certificados digitais no programa Citius. Os procedimentos aqui descritos resolvem esta questão concreta e não devem ser usados para resolução de outras dificuldades.

No caso de ter dificuldades na assinatura de peças processuais efectue as seguintes operações:

1 - Reinicie o PC

2 - Adicione o endereço do CITIUS como um site fidedigno ao Internet Explorer, para tal, bastará:

I – Aceder, no Internet Explorer, ao menu “Ferramentas/Tools” e depois aceder a “Opções de Internet/Internet Options”
II – Aceder ao separador “Segurança/Security”
III – Clicar em “Sites Fidedignos/Trusted Sites”
IV – Clicar em “Sites” e depois em “Adicionar/Add” de forma a adicionar o endereço https://citius.tribunaisnet.mj.pt como um site fidedigno
V – Após adicionar o endereço deverá clicar em “Fechar/Close”
VI - Clicar em "OK" e fechar todas as janelas do Internet Explorer

3 – Volte a tentar aceder ao CITIUS e a assinar a peça


Caso não consiga:

Tenha em atenção que uma das operações seguintes consiste em remover o certificado digital do computador. Note que deve fazer uma exportação prévia. Se não o fizer não há forma de recuperar o certificado. Consulte os manuais referidos.

1 - Efectuar uma exportação (consulte o manual) do certificado digital para um ficheiro

Notas importantes:
- Exporte a chave privada;
- Na exportação use uma palavra passe que não esqueça. Vai ser pedida na importação.

2 - Após efectuar a exportação deverá remover o certificado digital do PC. De preferência teste a importação do certificado noutro computador.

4 - Volte a importar o certificado através do ficheiro

3 – Volte a tentar aceder ao CITIUS e a assinar a peça

Ajuda exportação:
Para efectuar uma exportação do certificado digital para uma disquete (por exemplo) e depois importar o seu certificado para o computador novamente, assim deverá seguir os seguintes passos:

Antes de mais, terá que abrir uma janela do Internet Explorer, aceder a “Ferramentas; Opções de Internet; Conteúdo; Certificados” e, após escolher o seu certificado deverá clicar em “Exportar”.

Deverá ter em atenção que, durante a exportação, a resposta à pergunta “Deseja Exportar a Chave-Privada” tem de ser Sim, a opção “Incluir todos os Certificados no Caminho de Certificação, se possível” tem de ser activada e irá definir uma password, que lhe será solicitada durante a fase de Importação, bem como irá escolher a localização para onde irá guardar a cópia do seu certificado já em formato de ficheiro (se desejar guardar para um disquete deverá escolher a “drive” A:\), de resto não é necessária mais nenhuma atenção em especial na fase de exportação.

Para efectuar a importação do certificado, bastará para tal, clicar duas vezes sobre o ficheiro que exportou e, nesta fase, a única atenção especial será para a opção “Marcar esta chave como exportável” que tem de ser activada. Esta opção aparece na mesma janela onde lhe é solicitada a password. De resto é só clicar em “Seguinte” até concluir a importação do certificado no novo computador.


Topo